sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Enterro do Entrudo


17.02.2010
"Carnaval de Torres’ 010" chega ao fim com o Enterro do Entrudo

O "Carnaval de Torres’ 010" chega ao seu término, hoje, dia 17 de Fevereiro, com o Enterro do Entrudo .

Esta cerimónia terá início na Praça da República, em Torres Vedras, pelas 21h.

Depois de aclamado no início do período do Entrudo, o Rei do "Carnaval de Torres" será preso e transportado até à zona de entrada do Tribunal de Torres Vedras onde é julgado. Neste caso a Justiça é célere e este monarca será deposto e irremediavelmente condenado.

Radicando na mais pura tradição do Carnaval português, o Enterro do Entrudo é um acontecimento que, recorrendo à teatralidade, retrata aquilo que tantas vezes sucede na vida real ao longo do ano. Esta é, de resto, uma encenação que costuma mobilizar mais de 3 milhares de cidadãos que esperam ansiosamente “que se faça justiça!”.

Tudo termina com um vistoso fogo de artifício!

Últimas Notícias Do Carnaval De Torres Vedras

18.02.2010 - Enterro do Entrudo assinalou ontem à noite o final do Carnaval 010

O S. Pedro deu finalmente tréguas e milhares de pessoas puderam participar no cortejo e assistir ao Enterro do Entrudo, na noite de ontem, quarta-feira. (+ Ler Notícia)
17.02.2010 - "Carnaval de Torres’ 010" chega ao fim com o Enterro do Entrudo

Depois de aclamado no início do período do Entrudo, o Rei do "Carnaval de Torres" será preso e transportado até à zona de entrada do Tribunal de Torres Vedras onde é julgado. Neste caso a Justiça é célere e este monarca será deposto e irremediavelmente condenado (+ Ler Notícia)
17.02.2010 - Agradecimento

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Link do site do Carnaval de Torres Vedras

www.carnavaldetorres.com/

Galeria do Carnaval de Torres Verdas



Últimas Notícias


Últimas Notícias
12.02.2010 - Corso Escolar cancelado
Devido ao mau tempo que se verifica em Torres Vedras, o Corso Escolar foi cancelado. (+ Ler Notícia)

11.02.2010 - Cerca de 4 mil mascarados de 86 grupos vão integrar o Corso Nocturno do "Carnaval de Torres'010"
Esta iniciativa terá início com o habitual concurso de grupos de mascarados, a que se seguirá a animação com o Tócandar. (+ Ler Notícia)

01.02.2010 - Plano Prévio de Intervenção do Carnaval de Torres Vedras

Ministros e Matrafonas


A Associação de Ministros e Matrafonas do Carnaval de Torres tem como objectivo promover e divulgar o Carnaval. Para este efeito, além da activa participação no Carnaval de Torres Vedras ou outros, propõem-se divulgar ou promover bailes; desfiles; ralys; ou outras actividades recreativas e culturais.
Presença indispensável nos Carnavais de Torres Vedras, os ministros e matrafonas fazem parte do séquito de suas altezas reais. Promovem acções de animação em lares e outras instituições.

Blog: ministrosmatrafonastv.bloguepessoal.com

Real Confraria do Carnaval de Torres




A Real Confraria do Carnaval de Torres foi a primeira confraria do Carnaval existente em Portugal.

A Confraria tem como objectivo central promover a imagem do Carnaval de Torres Vedras, preparando cada Carnaval, assegurando a participação dos cidadãos e mantendo a sátira e a espontaneidade que lhe são características.

A Real Confraria do Carnaval de Torres propõe-se, nos seus Estatutos, organizar “festas, recepções, banquetes, provas, concursos, conferências, cursos, passeios culturais e outras manifestações”; apoiar o estudo e divulgação de trabalhos sobre o Carnaval de Torres; glorificar as “virtudes, tradições e história” do Entrudo torriense; defender a “genuinidade, tipicidade e prestígio” do Carnaval local; colaborar e/ou associar-se a “organizações nacionais e estrangeiras similares”; e procurar apoios para o “surgimento, promoção e manutenção do Museu do Carnaval de Torres”.

Carnaval da Noite


Carnaval by Night
Só quem conheceu a noite do Carnaval de Torres é que percebe o espírito que nela se vive! Intenso, electrizante e completamente diferente de tudo o resto.
A azáfama começa com a tradição do "mascarar" com a indumentária escolhida para a ocasião, seguindo-se as tradicionais jantaradas de Carnaval que reúnem dezenas de grupos em plena confraternização e, bem mais tarde, com a verdadeira concentração de foliões nas ruas do centro da cidade.

Podemos falar em dezenas de milhar de pessoas para quem o tempo pára e que, sem se conhecerem, se divertem e dançam, dando um colorido único e uma dimensão irreal às ruas de Torres Vedras.

A Rua Paiva de Andrada, a Rua José Eduardo César, a Rua Serpa Pinto ou a Praça Machado Santos (Praça da Batata) são parte constituinte deste circuito que lhe garante animação.

Bares, cafés e discotecas funcionam, regra geral, ininterruptamente, espelhando bem a energia contagiante com que os Torrienses vivem a sua festa. O dia nasce mas ninguém vai à cama, toma-se um pequeno-almoço reforçado e segue-se antes até ao Corso para mais uma tarde de convívio.

No Carnaval de Torres quase tudo é permitido, menos ficar em casa!
Vem participar neste Carnaval de pura diversão.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cartaz do carnaval deste ano

Organização do Carnaval de Torres Vedras

Organização
A organização do Carnaval de Torres que entre si se assume como a maior desorganização organizada do País resultou, desde sempre, da iniciativa e do trabalho voluntário de cidadãos torrienses.

Originariamente com fins de beneficência, para o Lar de S. José ou para a Colónia Balnear da Física, o Carnaval de Torres resultou sempre do esforço generoso dos membros da Comissão do Carnaval.

Mesmo quando o envolvimento da Câmara Municipal se tornou imprescindível à organização da Festa, a Comissão do Carnaval manteve-se activa, reconhecendo-se, justamente, a sua importância como elemento de participação cívica na construção do Carnaval de Torres. Sem essa participação civil, o Carnaval de Torres deixaria de ser o que é.

Foram os membros da Comissão do Carnaval que iniciaram o processo de constituição da Real Confraria do Carnaval de Torres com o objectivo de ser um espaço de reflexão aberto à participação de todos os que gostam e participam no Carnaval.
Exemplarmente, de acordo com o espírito do Carnaval de Torres, mantêm o saudável espírito de ironizarem, mesmo acerca deles próprios.

Actualmente o Carnaval de Torres é anualmente posto de pé pela Câmara Municipal, pela Real Confraria do Carnaval de Torres e pela empresa municipal Promotorres.

Bilhetes


Bilhetes
Entrada para o Corso (Sábado, Domingo e Terça-Feira): € 5/ Pessoa
Livre Trânsito para Corsos (Sábado, Domingo e Terça-feira): € 10/ Pessoa
Menores de 10 anos e restantes actividades: entrada livre
Bilhetes à venda a partir de 1 de Fevereiro

Horários do recinto: Domingo e Terça-Feira das 9h às 19h; Sábado das 16h às 2h